.

ATUALIZAÇÕES POR EMAIL: Coloque seu e-mail abaixo e tecle Enter:

Ferramentas

Início

domingo, 17 de janeiro de 2010

Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visa padronizar a ortografia do português nos oito países que possuem essa língua, como pelo menos uma das oficiais. Os países membros da CPLP são: Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
A padronização da ortografia supostamente favoreceria a promoção da Língua Portuguesa no mundo. Facilitaria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de língua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade lingüística lusófona a esses países e a seus falantes.
No dia 1º de janeiro de 2009 entraram em vigor, no Brasil, as novas regras estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Mas ninguém precisa ficar desesperado para decorar tudo de uma vez. Haverá um período de adaptação até o final de 2012, onde a antiga e nova ortografia, poderão conviver e serem aceitas como corretas. Segundo o Ministério da Educação, essa tolerância deverá ocorrer não somente nas escolas de ensino fundamental e médio, mas também nos vestibulares, concursos públicos, veículos de comunicação, etc. Porém, a partir de janeiro de 2013, não vai haver escapatória: somente a nova ortografia será considerada correta. Basicamente, as mudanças giram em torno do uso do hífen, da extinção do trema e de alguns acentos, da padronização de palavras e a inclusão das letras "k", "w" e "y" em nosso alfabeto.

Créditos: Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo e site Mundo Vestibular

Agora veja bem: eu com meus 24 aninhos e que já conclui meu ensino médio há 6 anos vou ter que enfiar a cara nas gramáticas para me atualizar, pois a partir de janeiro de 2013, apenas a nova ortografia será considerada correta em concursos públicos, vestibulares, entre outros.
Às vezes acho que isso não passa de uma estratégia para vender gramáticas.
Tudo bem que vai facilitar a comunicação entre os países de língua portuguesa e o seu uso por estrangeiros, mas e as conseqüências econômicas e educacionais para o país??? Reedição de livros (que acarreta mais agressões ao meio ambiente), reeducação de jovens recém-alfabetizados sob as antigas regras, programas de formação de professores e etc.
Ainda teremos dor de cabeça com as atualizações dos editores de texto como o Word, Writer e outros.
Nisso tudo ainda tem a questão ambiental. Quantas árvores mais terão que ser derrubadas para a reedição desses livros?
Mas ao que tudo indica não nos resta outra alternativa a não ser nos adaptar a esta nova realidade. Então segue um link com alguns manuais sobre o assunto.
Divirtam-se!!! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário